leo jessica Diego gedeon Nayara breno jack jean tati Vilmar Poliana Laudiomar Tatiane Pamela Barbara
Petrov

Naamã, seus amigos e nós.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011




Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante de seu senhor e de muito conceito. Ele era herói de guerra, porém era leproso. Sua história está em 2º Reis 5: 1 a 14.
Certamente Naamã procurava ansiosamente por sua cura. Ele contava com a admiração do rei e por ser homem de grande valor recursos não faltariam, mas não havia o que fazer, lepra não tinha cura. Mas Deus tinha outros planos para Naamã e um milagre aconteceu.
Naamã precisava da cura física, mas recebeu também a cura espiritual, e Deus usou algumas pessoas que o ajudaram e que fizeram diferença em sua vida.
A primeira pessoa a ser usada por Deus, foi uma menina que havia sido levada escrava de Israel e estava a serviço da esposa de Naamã. “Disse ela a sua senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria: ele o restauraria da sua lepra” (vers. 3). A única coisa que sabemos desta menina é que ela era de Israel e era cativa. Como escrava, poderia ter todos os motivos para odiar Naamã, o exército da Síria havia vencido Israel e Naamã comandava este exército. Ela agiu de forma diferente porque conhecia o Deus de Israel, e quando teve a oportunidade, não olhou a sua condição de escrava, nem seu sofrimento e se levantou e mostrou a Naamã a direção certa, o caminho de Samaria, pois lá estava o profeta Eliseu, através do qual Deus realizava milagres. Naamã procurava a coisa certa, porém estava indo a lugares errados, e esta menina foi a pessoa, vinda da parte de Deus, que colocou Naamã na direção certa.
Uma nova esperança nasceu no coração de Naamã, e mesmo sendo orientado a procurar o profeta, recorreu ao rei da Síria que deu a ele uma carta de referência que foi entregue ao rei de Israel (vers 6). Naamã não conhecia o Deus de Israel e se apegava a homens e escolheu logo o mais importante de todos eles, o rei, para obter sua cura. Veja a resposta do rei de Israel: “Tendo lido o rei de Israel a carta, rasgou as sua vestes e disse: Acaso, sou Deus com poder de tirar a vida ou dá-la, para que envie a mim um homem para eu curá-lo de sua lepra?” (vers 7).Por mais importante que era, o rei não poderia curar Naamã. Tem coisas que só Deus pode fazer. Naamã procurava a coisa certa, no lugar certo, más procurou a pessoa errada.
Entra em cena o segundo amigo de Naamã. “Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste suas vestes? Deixai-o vir a mim e saberá que há um profeta em Israel” (vers. 8). Eliseu foi o homem que disse a Naamã o que ele precisava fazer para ser curado. A voz do profeta é a voz que diz aos homens o que precisa fazer para ser curado. ”Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro dizendo: Vai e lava-te sete vezes no rio Jordão, a e tua carne será restaurada, e ficarás limpo” (vers. 10). Naamã inda confiava em seus valores, e esperava que Eliseu o tratasse de forma diferenciada, digna de um herói de guerra. Falou mais alto no coração de Naamã a sua posição social. Também questionou as águas do rio Jordão, dizendo que os rios de Damasco eram muitos melhores que todas as águas de Israel. Voltou-se e se foi com indignação. (vers 11 e 12). Quase perdeu a benção. Naamã iria aprender, que a cura não esta associada a posição social, nem a grandezas e valores deste mundo. A cura está em obedecer a palavra de Deus, em se render a sua vontade. Naamã estava no lugar certo, encontrou a pessoa certa, mas, não tinha tomado a decisão certa.
“Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma cousa difícil, acaso não o farias?Quanto mais, já que apenas te disse: lava-te e ficaras limpo”(vers 13) Os oficiais de Naamã o convenceram a tomar a decisão certa. O plano de Deus era tão simples! “Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes... e a sua carne se tornou como carne de criança, e ficou limpo”(vers 14). Naamã se despiu de todos os seus valores, obedeceu e foi curado. Não era o melhor rio, não era uma cerimônia pomposa, mas ali estava o poder, a unção do Deus de Israel, capaz de curar todas as enfermidades. Naamã foi curado de corpo e alma. “Eis que reconheço que em toda a terra não há Deus, senão o Deus de Israel. (Vers 15). Foi um reconhecimento de quem já teve a sua vida transformada, graças ao poder do Deus de Israel e também a ajuda de alguns amigos.
Você pode estar pensando onde nós entramos nesta história.
Quantas pessoas precisam de cura nos dias de hoje, enfermos de corpo e alma? Quantas pessoas perdidas sem direção? Quantos ainda não tiveram um encontro com o Deus verdadeiro e ainda estão confiando em valores deste mundo. São os Naamãs dos dias de hoje. Andam por caminhos que não conduzem aos céus, e estão condenados a morte.
Precisamos nos levantar e mostrar para eles a direção certa, o caminho que é Jesus. Precisamos nos levantar e dizer a eles o que precisa ser feito. Ser a pessoa certa, a voz do profeta, que apresenta de maneira simples o plano de salvação colocado por Deus : Crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo.
Precisamos nos esforçar em levar as pessoas a tomar a decisão certa, não deixar que elas percam a benção de ter a vida transformada.
Fiquem com Deus.

Fonte: Juventude na Rocha

Tweet this

0 comentários:

Postar um comentário

#